Cristina Pereira

Voleibolista portuguesa nascida a 8 de março de 1968, no Porto. Ao longo da sua carreira provou ser uma das melhores praticantes da modalidade em Portugal, tendo conquistado diversos títulos ao serviço dos três clubes que representou, o Leixões, o Castêlo da Maia e o Boavista. Foi nesta última equipa que conheceu Maria José Schuller, com quem viria a formar uma dupla quase imbatível de voleibol de praia a nível nacional. Depois de ter conquistado diversos títulos em pavilhão com as cores do Boavista, em 1994 Cristina Pereira foi convidada pela Federação Portuguesa de Voleibol para formar uma dupla, em parceria com Maria José Schuller, destinada a participar na Holanda em alguns jogos de voleibol de praia. A experiência correu bem e a dupla nunca mais de desfez, participando regularmente em torneios internacionais e no circuito nacional.
Em Portugal, a dupla Cristina Pereira/Maria José Schuller ganhou todos os campeonatos entre 1994 e 2000 exceto em 1998, devido ao triunfo da dupla Sol/Duarte. A nível internacional, Cristina Pereira marcou presença assídua nos circuitos desde 1995, depois da estreia oficial ocorrida numa prova em Los Angeles, nos Estados Unidos da América. Ainda nesse ano, Pereira e Schuller triunfaram numa prova do circuito europeu, que teve lugar na Grécia. Depois deste início positivo no voleibol de praia, a carreira da dupla ficou manchada em 1996 pela ausência nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. As duas atletas queixaram-se de falta de apoios oficiais, numa altura em que ocupavam uma posição privilegiada no ranking internacional feminino. A dupla, colocando um pouco de parte o voleibol de pavilhão, insistiu numa carreira internacional e, no ano 2000, conseguiram assegurar o acesso aos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália. A presença nas praias australianas ficou garantida em julho, na prova de Espinho do circuito mundial. Em agosto desse mesmo ano, ocorreu a melhor presença da dupla lusa numa prova internacional, graças ao quarto lugar conquistado no Open de Dalian, na China, feito inédito no voleibol português. Nos Jogos de Sydney, Cristina Pereira e Maria José Schuller conquistaram o nono lugar, depois terem batido claramente uma dupla chinesa. No entanto, foram afastadas por uma dupla brasileira, constituída por atletas que dominaram a prova em Atlanta.
Como referenciar: Cristina Pereira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-18 16:44:14]. Disponível na Internet: