Curriculum Vitae

Documento elaborado para apresentação pessoal, de forma sintética e ordenada, utilizado nas mais variadas situações: solicitação de emprego, concursos públicos, concursos para concessão de bolsas, concursos para participação em projetos, trabalhos enviados a congressos ou simpósios, apresentação de conferencista em colóquios, em obras de carácter técnico-científico ou literário...
A elaboração de um curriculum vitae depende sempre da profissão e da experiência de cada um. Pode haver algumas variáveis, mas são os dados inerentes a cada uma delas que distinguem o indivíduo.
Do curriculum vitae deve constar a Identificação, um Resumo Profissional (com 20 a 30 palavras iniciadas com maiúsculas, sem artigos nem conjunções entre si e separadas por ponto final, com um inventário hierarquizado das qualificações mais importantes), as Habilitações Académicas, a Formação Profissional, a Experiência Profissional, Outras Qualificações e possível Intervenção no Domínio Técnico e de Investigação. Quando o curriculum é para uma candidatura, é frequente, após o resumo, colocar o objetivo numa ou duas frases que descrevam sinteticamente a posição que se pretende alcançar.
Há diversos modelos de curriculum vitae. Em geral, os formatos mais relevantes são o cronológico, o funcional e o misto (uma combinação dos formatos cronológico e funcional).
O formato cronológico é o mais frequente. O curriculum vitae apresenta a história profissional por ordem inversa à da realização, ou seja, começa pela descrição da situação atual e relata, por ordem decrescente, as experiências profissionais anteriores.
O formato funcional organiza a informação pelas funções desempenhadas ou competências profissionais e não pelas datas.
O formato misto tenta otimizar o rigor do modelo cronológico com a flexibilidade e versatilidade do curriculum funcional. É muito apreciado por permitir observar melhor as realizações da carreira profissional de quem o elabora.
Como referenciar: Curriculum Vitae in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 19:18:55]. Disponível na Internet: