dafne

Designação vulgar de plantas do género Daphne e da família da Timeláceas.
O dafne, Daphne gnidium, também comummente conhecido por trovisco, trovisco-fêmea, gorreiro ou erva-de-João-Pires, é uma planta arbustiva, de folhas caducas ou perenes. São folhas, em geral, com mais de 2 centímetros de comprimento, ovais ou lanceoladas, agudas, geralmente alternas, mas por vezes opostas, com um pecíolo muito curto e agrupadas nos extremos dos ramos, deixando nua uma parte significativa desses ramos.
As flores são pequenas e numerosas, hermafroditas ou unissexuais e dispõem-se em inflorescências axilares. O fruto é do tipo drupa e encontra-se encerrado no perigónio na maturação.
Em geral são plantas venenosas sendo os seus frutos um chamariz perigoso para quem o ignore.
Muitas espécies do género Daphne produzem um odor atrativo para os insetos do género Lepidoptera que também produzem um cheiro semelhante.
O Daphne gnidium cresce espontaneamente em Portugal.
Nos Açores aparece como espontânea, em altitudes superiores aos 900 metros, nos matos altos, a espécie Daphne laureola (trovisco ou lauréola-macha), com ramos suberectos, folhas fasciculadas no cimo dos ramos e drupa ovoide, negra.
Algumas espécies são cultivadas, como é o caso da Daphne genkwa (trovisco-lilás), que é cultivada como planta medicinal na China.
Como referenciar: dafne in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:02:58]. Disponível na Internet: