Danny Boyle

Realizador inglês, Danny Boyle nasceu a 20 de outubro de 1956, em Manchester.
Começou a sua carreira no teatro, na Companhia Join Stock, e, em 1982, mudou-se para o Teatro Royal Court onde trabalhou como diretor artístico até 1985. Nesse mesmo ano, tornou-se o diretor adjunto desse teatro, posto que ocupou durante dois anos. Durante esse tempo, dirigiu cinco peças para a Companhia Real de Shakespeare.
Nos anos 80, Boyle realizou também séries e telefilmes para televisão, incluindo episódios da série Inspetor Morse (1987) e a mini-série Mr. Wroe's Virgins (1993), com Jonathan Pryce e Minnie Driver. Em 1994, estreou-se como realizador de cinema com o thriller psicológico de humor negro Shallow Grave (Pequenos Crimes entre Amigos), onde iniciou uma perene colaboração com Ewan McGregor, tendo dirigido também Kerry Fox e Christopher Eccleston nos principais papéis. O filme é sobre três amigos que partilham a mesma casa e um dia descobrem que o seu novo hóspede está morto, mas cheio de dinheiro. O filme recebeu boas críticas internacionais, tornou-se um sucesso comercial em Inglaterra e venceu o Fantasporto desse ano.
Dois anos depois, Boyle filmou o seu grande sucesso até à data, Trainspotting, adaptação do romance de Irvine Welsh, protagonizado novamente por Ewan McGregor. Um retrato duro e cru sobre um grupo de jovens escoceses toxicodependentes que lutam à sua maneira para escapar às banalidades da vida quotidiana e a uma existência vazia, mas que descobrem aos poucos que não existem soluções fáceis para evitar as amarguras da vida.
Em 1997, realizou a comédia negra A Life Less Ordinary (Vidas Diferentes), o seu terceiro filme com Ewan McGregor, onde também participam Cameron Diaz e Holly Hunter. Após ser despedido e substituído por um robot na função que exercia, Robert Lewis (McGregor) faz refém a filha do patrão e ambos acabam por se apaixonar.
O seu filme seguinte foi The Beach (A Praia, 2000), baseado no best-seller de Alex Garland, com Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton e Virginie Ledoyen nos principais papéis. A história é sobre um jovem americano (DiCaprio) que viaja para a Ásia para viver novas aventuras, antes de assumir as responsabilidades da vida adulta. Acaba a deambular por lugares exóticos da Ásia, aliando-se a um par de turistas franceses para alcançar uma mítica ilha paradisíaca. O filme não recebeu boas críticas e tornou-se uma deceção comercial.
Do conjunto das realizações deste diretor, destaque ainda para 28 Days Later (28 Dias Depois, 2002), um filme pós-apocalíptico passado em Londres onde os seus habitantes foram infetados por um terrível vírus que as transforma em zombies. Neste filme, Boyle voltou a fazer sucesso e a conseguir boas críticas internacionais.
Boyle obteve, em 2008, o Óscar de Melhor Realizador pelo filme Slumdog Millionaire (Quem quer Ser Bilionário?), uma adaptação do romance Q & A do indiano Vikas Swarup. O filme conta a história de Malik (Dev Patel), um jovem jovem pobre que vive nos subúrbios de Mumbai, na Índia, que decide participar no popular concurso televisivo “Quem ser Milionário?”. No entanto, quando chega à final é preso e acusado de fraude. O filme teve 10 nomeações para os Óscares de 2008 e venceu em oito categorias incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado.

Como referenciar: Danny Boyle in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-16 23:05:39]. Disponível na Internet: