David Attenborough

Naturalista e apresentador de televisão nascido a 8 de maio de 1926, em Inglaterra, sendo irmão do realizador de cinema Richard Attenborough.
Em 1952, David entrou para o canal televisivo da BBC e dez anos depois lançou a série documental Zoo Quest sobre o mundo animal que foi transmitida durante dez anos. Nesse período de tempo, Attenborough visitou os locais mais selvagens do planeta. O seu programa era composto ainda por rubricas políticas, concursos de arqueologia, pequenas histórias, jardinagem e blocos religiosos.
Em 1965 foi nomeado diretor na BBC 2, tendo sido nestas funções o responsável pela introdução da televisão a cores na Grã-Bretanha. Em 1969 passou a diretor de programas com responsabilidades editoriais nos dois canais da BBC. Contudo, em 1973 demitiu-se destas funções para poder voltar a produzir e realizar documentários. Fez então uma série de história natural no Sudeste asiático, seguida de uma outra sobre artes tribais. Em 1979 realizou e apresentou a série Vida na Terra, composta por treze episódios, que foi vista em todo o mundo, incluindo Portugal, por mais de 500 milhões de espectadores. À época foi a série mais ambiciosa do género na história da televisão britânica. Em 1984 surgiu a continuação da série sob o título Planeta Vivo até que em 1990 encerrou a trilogia com The Trials of Life. Neste último intervalo de tempo realizou ainda The First Eden (o primeiro Paraíso) sobre a história das relações do Homem com o mundo natural na região do mediterrâneo, e Lost Worlds, Vanished Lives (mundos perdidos, vidas desaparecidas), sobre fósseis.
Em 1993 apresentou Life in the Freezer (vida no frigorífico) sobre o Antártico, seguindo-se em 1995 A Vida Privada das Plantas. No ano seguinte concretizou uma das grandes ambições da sua vida e produziu um filme sobre os pássaros do Paraíso, chamada Attenborough no Paraíso.
Posteriormente, continuou a produzir e apresentar séries como A Vida dos Pássaros, O Estado do Planeta e A Vida dos Mamíferos.
Mas se David Attenborough se tornou conhecido pelas suas séries e programas de televisão, também ganhou fama pelos livros que escreveu sobre história natural, tendo começado a publicar em 1956 com Zoo Quest to Guiyana. Por norma, os seus trabalhos em televisão eram acompanhados por lançamentos de álbuns ilustrados.
Entre as inúmeras distinções e prémios que conquistou ao longo da sua carreira, deve destacar-se a ordenação como Cavaleiro do Reino em 1985.
Como referenciar: David Attenborough in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 05:40:33]. Disponível na Internet: