David Bailey

Fotógrafo britânico, nascido em 1938, em Londres, Inglaterra, é identificado com o movimento da contracultura inglesa dos anos 60.
Embora o percurso da obra de Bailey conte com fotografias de paisagem, arquitetura e moda, ele é essencialmente conhecido pelas suas componentes nas áreas do retrato e da fotografia de nus.
O traço mais marcante do trabalho deste fotógrafo reside na sua capacidade para traduzir a identidade dos seus modelos nas suas imagens fotográficas. Trabalhou nos anos 60 sob contrato para a revista Vogue como fotógrafo de moda, e como fotógrafo independente para os jornais Daily Telegraph, Sunday e Times.
Tornou-se também famoso na vida noturna londrina, sendo considerado a incarnação do mito do photograph-hero. A sua aura comparável à de um rock star permitiu-lhe frequentar o underground da contracultura londrina, que retratou nos seus trabalhos.
Em 1967 serviu de protótipo ao personagem principal do filme Blow up do cineasta italiano Antonioni.
As imagens fotográficas de Bailey, influenciadas pelo cinema e sobretudo pela Nouvelle Vague, traduzem a espontaneidade, graça e naturalidade dos modelos retratados.
Como referenciar: David Bailey in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 19:54:40]. Disponível na Internet: