David Beckham

Futebolista internacional inglês, David Robert Joseph Beckham nasceu a 2 de maio de 1975, em Leytonstone, na Inglaterra.
Começou muito cedo a jogar futebol e, com apenas onze anos, ganhou um prémio graças à sua habilidade.
Aos 16 anos, foi jogar nas camadas jovens do Manchester United, um dos maiores clubes ingleses e do Mundo. Em setembro de 1992, com apenas 17 anos, estreou-se oficialmente na equipa principal do Manchester United, num jogo contra o Brighton. Nesse ano, ao serviço dos juniores do Manchester, venceu a Taça da Juventude, em Inglaterra, e, no ano seguinte, foi segundo.
Em janeiro de 1993, assinou o seu primeiro contrato profissional com o Manchester e pouco depois estreou-se na Liga dos Campeões, a mais importante competição europeia nível de clubes. O arranque da sua carreira profissional foi algo discreto, já que só a partir de 1996 é que começou a jogar com regularidade. Assim, na temporada de 1996/1997, onde jogou como médio-direito, destacou-se com os seus cruzamentos, livres diretos e remates de longa distância. Com a sua ajuda, o Manchester United ganhou a liga inglesa e a taça.
Ainda em 1996, a 1 de setembro, David Beckham estreou-se na seleção principal inglesa num jogo contra a Moldávia.
O primeiro golo ao serviço da seleção foi apontado no Mundial de França, a 26 de junho de 1998, num jogo com a Colômbia. No entanto, para Beckham, este Mundial ficou marcado por uma agressão sua a um jogador da Argentina. Foi expulso e a sua equipa perdeu, com muitos críticos a referirem que a expulsão foi determinante na derrota. O país inteiro ficou indignado com a atitude de Beckham.
1999 foi um ano em grande para o jogador inglês. Na temporada 1998/1999, venceu a Liga dos Campeões, a Taça Intercontinental, a liga e a Taça de Inglaterra. Nesse mesmo ano, foi eleito o segundo melhor jogador do Mundo, tanto pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) como pela revista France Football. Estes são os dois prémios mundiais de futebol mais consagrados.
A vida de Beckham fora do futebol sempre foi seguida atentamente pela Comunicação Social, especialmente a partir do momento em que, em julho de 1999, se casou com Victoria Adams, um dos elementos do grupo pop Spice Girls.
Beckham foi somando títulos e chegou a capitão da seleção inglesa. Com a camisola de Inglaterra esteve presente no Mundial de 2002, disputado na Coreia do Sul e no Japão, onde fez cinco jogos e marcou um golo.
Em 2003, numa das transferências mais mediáticas de sempre, passou a vestir a camisola do Real Madrid. Embora tenha passado a integrar a chamada equipa dos "Galáticos", juntamente com Figo e Zidane, Beckham teve dificuldade em somar títulos coletivos ao seu palmarés.
Entretanto, em 2004 integrou a seleção inglesa que participou no Europeu realizado em Portugal e, dois anos mais tarde, foi convocado para o Mundial 2006, na Alemanha.
Como referenciar: David Beckham in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-14 11:05:18]. Disponível na Internet: