David Copperfield

Mágico e ilusionista norte-americano, nasceu a 16 de setembro de 1956, em Metuchen, em Nova Jérsia, com o nome de batismo David Seth Kotkin.
Aos onze anos começou a interessar-se por ilusionismo depois de ter visitado uma loja de magia em Nova Iorque, onde comprou uma série de material para fazer truques. No ano seguinte, inscreveu-se na Sociedade de Mágicos Americanos tendo sido o mais jovem de sempre a fazê-lo.
Aos treze anos começou a dar espetáculos em festas de aniversário e outras, na altura com o nome artístico de Boy Divino.
Em 1972, com 16 anos, deu aulas de Arte na Magia no Departamento de Arte Dramática da Universidade de Nova Iorque.
Aos 18 anos abandonou a Universidade de Fordham e protagonizou uma comédia musical em Chicago intitulada The Magic Man (o homem mágico), onde pela primeira vez utilizou o nome David Copperfield. Para além da magia, também cantava e dançava. Três anos mais tarde, foi convidado pelo canal de televisão norte-americano ABC para atuar num programa apenas dedicado a magia, juntamente com outros treze mágicos. No ano seguinte, em 1978, apresentou pela primeira vez o espetáculo de televisão The Magic of David Copperfield. O primeiro convidado foi o conceituado ator e realizador Orson Welles. A segunda série deste programa, que foi transmitida em 1979, recebeu boas críticas e foi nomeada para os prémios Emmy de televisão.
Depois de se estrear no cinema, ainda em 1979, no filme Terror Train, em 1980 apresentou a terceira série do seu programa, onde fez levitar e desaparecer um Ferrari. Nesse ano foi nomeado Mágico do Ano pela Academia de Artes Mágicas.
Em 1981, David Copperfield realizou um dos seus primeiros grandes números de ilusionismo ao fazer desaparecer, perante a plateia, um avião a jato com sete toneladas. No ano seguinte fez desaparecer a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. Depois disso, já fez desaparecer o Expresso do Oriente, atravessou a Muralha da China, fez levitação com um espectador e escapou da prisão de Alcatraz.
Em 1982 fundou o Project Magic um método terapêutico para recuperação de deficientes motores que funciona em mais de mil hospitais de trinta países.
David Copperfield continuou com o seu programa de televisão e com digressões para espetáculos ao vivo.
Em 1988 esteve em Seul, na Coreia do Sul, a encerrar os Jogo Paralímpicos, tendo ainda levado o seu espetáculo ao Brasil, México, Singapura. Malásia, Hong Kong e China.
Por norma, David Copperfield faz cerca de 500 espetáculos por ano, tendo já atuado em Portugal, nomeadamente em junho de 2000, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. No mês seguinte recebeu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o prémio de Mágico do Ano da Federação Internacional das Sociedades Mágicas. O prémio foi entregue por Manuel Maria Carrilho, então ministro da Cultura de Portugal.
Como referenciar: David Copperfield in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-06 02:10:48]. Disponível na Internet: