Dawn Fraser

Nadadora australiana, Dawn Lorraine Fraser nasceu em 1937 em Balmain, Sidney, e é a mais nova de oito irmãos. Começou a praticar natação por questões de saúde, pois sofria de asma, mas sempre gostou de todos os desportos, principalmente de futebol. Continuou, no entanto, com a natação por incentivo do seu irmão Don, que morreu precocemente com 13 anos.
Quando Harry Gallaher viu Dawn Fraser nadar ofereceu-se para ser seu treinador sem cobrar nada por isso. Dawn começava assim a sua carreira. O seu treinador mudou-se mais tarde para Adelaide e Dawn também se mudou. Começou a trabalhar numa loja, alternando essas funções com os treinos na piscina local. Integrou um grupo denominado «Waterbabes» e treinou com homens, o que a tornou mais competitiva. O seu estilo aperfeiçoou-se e, em 1956, conseguiu qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Melbourne, onde ganhou a sua primeira medalha de ouro nos 100 metros livres. Em 1960, com 23 anos, Dawn conquistou outra medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma.
Dois anos depois, a nadadora australiana tornou-se a primeira mulher a completar os 100 metros livres em menos de um minuto. Em 1964, pouco antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a mãe de Dawn faleceu e ela esteve quase para desistir de nadar. No entanto, optou por continuar e conquistou a sua terceira medalha de ouro nos 100 metros livres em Tóquio, tendo estabelecido o seu último recorde mundial em 58,9 segundos. Em toda a sua carreira, Dawn ganhou 23 títulos australianos em natação.
Depois de ter abandonado as competições, foi treinadora e montou uma loja de queijos e um bar em Balmain, localidade onde nasceu e se estabeleceu.
Como referenciar: Dawn Fraser in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 20:54:05]. Disponível na Internet: