Dean Kamen

Inventor norte-americano, Dean Kamen nasceu em 1951 na cidade de Nova Iorque. É o presidente e proprietário da DEKA Research & Development Corporation, companhia situada na cidade norte-americana de Manchester, no estado de New Hampshire, que se dedica à descoberta de novas tecnologias aplicáveis no campo da medicina. Inventor, engenheiro e físico, detém mais de 150 patentes registadas nos EUA.
Dean frequentou o Worcester Polytechnic Institute onde nunca chegou a obter graduação. Ainda frequentava o referido instituto quando inventou a sua bomba de infusão portátil (wearable infusion pump), dispositivo que administra doses precisas e calibradas de medicação intravenosa. Este invento valeu-lhe a obtenção das suas primeiras patentes.
Em 1976 fundou aquela que se tornaria a sua primeira empresa de dispositivos médicos, a Auto Syringe, Inc., que vendeu à Baxter International Corporation, em 1981.
No ano de 1978, inventou a primeira bomba portátil para administração de insulina.
A cruzada de Dean Kamen em prol da ciência e tecnologia iniciou-se em 1984 quando criou o Science Enrichment Encounters (SEE), centro interativo de aprendizagem sobre ciência. Este centro, situado em Manchester, New Hampshire, é visitado anualmente por mais de 40 000 crianças e tem por missão ajudar os jovens a encarar a ciência e a tecnologia como uma atividade engraçada, excitante e recompensadora.
Esta missão esteve na génese da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) que Kamen fundou em 1989. A FIRST é uma organização sem fins lucrativos dedicada a mudar a forma como os americanos olham para as ciências e tecnologias.
Em 1993, Dean Kamen inventou uma revolucionária máquina de diálise portátil que transformou as vidas de milhares de pacientes espalhados pelo Mundo.
Outro invento importante foi o IBOT, transportador pessoal para pessoas incapacitadas. O IBOT sobe escadas, atravessa terrenos arenosos e rochosos e pode elevar o seu utilizador até ao nível do olhar de uma pessoa em pé.
No primeiro ano do século XXI, este inventor apresenta ao mundo um invento que o tornou ainda mais popular - o Segway Human Transporter - o primeiro transportador humano dinâmico, auto-equilibrado e movido eletricamente.
Os inventos de Dean Kamen valeram-lhe um grande reconhecimento público e a obtenção de muitos prémios, tendo sido nomeado doutor honorário pelo Rensselear Polytechnic Institute, Worcester Polytechnic Institute e Daniel Webster College.
Como referenciar: Porto Editora – Dean Kamen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-17 20:55:46]. Disponível em