Artigos de apoio

debate
O debate, enquanto tipologia textual, é um diálogo alargado onde se examina um assunto e se apresentam opiniões, argumentos e pontos de vista para encontrar conclusões. É fundamental para o confronto de ideias.
Etimologicamente, debate vem do verbo latino debattuere, derivado de battuere, que exprime a ação de golpear repetida e energicamente mas sem matar. Como confronto de ideias, o debate deve ser incisivo sem aniquilar. Designa uma discussão, uma disputa, uma contenda para defender ou elucidar. Implica dos intervenientes argumentos ou alegações a favor e contra um assunto. Na Assembleia da República, o debate é a discussão parlamentar entre os membros dos diversos partidos ou fações.
Na preparação de um debate convém: determinar o tema (de carácter específico e nunca genérico) e os objetivos, fixar o tempo necessário para a sua preparação, nomear um moderador. Na preparação, em geral, é necessário recolher ideias sobre o assunto, pesquisando-as em diversas fontes que podem incluir leituras, experiências, conversas, Internet.
Na realização de um debate é importante a existência de um moderador que terá por função: iniciar a discussão, apontando o tema; assinalar os pontos que estarão em discussão; convidar todos a participar, assegurando a circulação de ideias; registar a ordem dos pedidos de intervenção; só permitir a intervenção nesse momento respetivo; cortar a palavra se houver desvio do tema ou intervenções fora de ordem; manter-se imparcial face à discussão; e concluir o debate.
Como referenciar: debate in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 19:23:37]. Disponível na Internet: