deflação (geologia)

Deflação é a erosão eólica provocada pelo transporte de pequenos detritos rochosos pelas correntes aéreas.
A ação do vento seleciona o material não consolidado da superfície, não arrastando blocos e cascalho, e transportando areias, que chocam entre si de uma maneira desordenada, e pó. Desta deflação seletiva resultam diversos tipos de superfícies desérticas. Podem ficar a descoberto extensões de rochas nuas e polidas, como nos desertos do Sudão, ou desertos de areia, como acontece no Sara. Grande parte do deserto egípcio é formado por rocha nua e por extensões de cascalho de que foi retirada, pela ação do vento, toda a areia que se deposita em locais mais resguardados. Nas áreas em que se encontrou o equilíbrio entre as condições existentes, a superfície do deserto pode ser constituída por um mosaico de cascalho, acamado um sobre o outro, de que foram extraídos os grãos finos. Denominam-se desertos pedregosos ou regs e frequentemente são constituídos por uma só camada de seixos, muito bem encaixados, podendo resistir a grandes cargas. Os seixos aparecem, com alguma frequência, recobertos pelo "verniz do deserto", uma pátina negra ou castanha que possivelmente resulta da deposição de material orgânico transportado pelo vento. Qualquer que seja a sua causa, sabe-se que o "verniz do deserto" necessita, para a sua formação, de milhares de anos, sendo a sua existência uma indicação da estabilidade de algumas superfícies desérticas.
Em rochas superficiais de grão fino, a deflação pode escavar depressões - bacias de deflação. Estas depressões podem chegar a alcançar o nível freático, formando-se então oásis. A humidificação e consequente consolidação do material exposto impedem que prossiga a escavação. Alguns oásis do Egito podem explicar-se como causados pela deflação.
A areia deslocada pelo vento tem um grão de tamanho uniforme. Contudo, como o vento apresenta normalmente um número elevado de correntes turbulentas e muito irregulares e que, por vezes, variam em pequenos intervalos de tempo, não é de admirar que um depósito eólico apresente uma granulometria diversa disposta das mais variadas maneiras.
Como referenciar: deflação (geologia) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-25 08:36:09]. Disponível na Internet: