demonstração de resultados

Mapa contabilístico em que são expressos todos os custos que uma empresa suporta durante um ano para prosseguir a sua atividade, bem como os proveitos que obtém com a venda da sua produção.
Consoante a forma como esses custos e proveitos são classificados, uma demonstração de resultados pode ser por natureza ou por funções.
No primeiro caso, são agrupados pela sua própria natureza (custos das mercadorias vendidas, custos com o pessoal, impostos, vendas, subsídios, custos e proveitos financeiros e extraordinários, etc.). Uma demonstração de resultados deste tipo permite, através de uma operação simples de final de exercício, determinar o resultado líquido desse exercício (lucro ou prejuízo apurado). É uma demonstração de elaboração obrigatória na apresentação de contas anual.
Já no caso da demonstração de resultados por funções, a agregação dos valores é efetuada tendo em conta a função da empresa que originou os custos ou os proveitos: teremos então, entre outros, custos de distribuição, administrativos, financeiros, proveitos financeiros ou extraordinários.
Como referenciar: demonstração de resultados in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-05 01:17:11]. Disponível na Internet: