Dempsey e Makepeace

Série televisiva policial inglesa, Dempsey and Makepeace foi produzida pela London Weekend Televison (ITV1) e criada pela Golden Eagle Films. Estreou a 11 de janeiro de 1985, tendo o último episódio sido exibido a 1 de novembro de 1986. Totalizou 29 episódios com a duração de 60 minutos cada.
A série trata dos acontecimentos quotidianos de dois membros de um grupo especial de investigação de crimes graves chamado SI-10 que, apesar de pertencer à Scotland Yard, funciona fora da sua jurisdição. O tenente James Dempsey (Michael Brandon) é um polícia norte-americano duro que, por razões de segurança, é enviado para trabalhar em Londres, depois de ter descoberto um escândalo de corrupção no departamento policial de Nova Iorque. Com um carácter agressivo, acha os métodos da polícia britânica lentos e gosta mais de usar a sua Magnum 357. Os seus métodos mais impulsivos contrastam com a discrição e o carácter mais reservado da sua colega de trabalho, a detetive sargento Harriet Makepeace (Glynis Barber) que, por sinal, é membro da realeza, filha de um lorde inglês, formada em Ciência pela Universidade de Cambridge, mas que decide enveredar por uma carreira na polícia londrina. Os conhecimentos que ela mantém com algumas pessoas ligadas ao poder são em determinadas alturas convenientes aquando de uma procura de informação. Este duo pouco provável tenta investigar os crimes e resolvê-los. Apesar de existir uma certa atração física, entre os dois nunca se materializou nenhuma relação. Com diferentes métodos de agir, estão sempre em conflito, o que faz com que a discussão esteja sempre presente, mas no momento da ação fazem uma boa equipa.
Outras personagens da série são Gordon Spikings (Ray Smith), o chefe superintendente da dupla, e o sargento Jarvis (Tony Osoba).
A série teve grande sucesso junto do público muito devido ao carisma e à química existente entre as duas personagens principais. Essa química desenvolveu-se mesmo na vida real e a dupla de atores casou-se a 18 de novembro de 1989.
Como referenciar: Dempsey e Makepeace in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 06:51:24]. Disponível na Internet: