Artigos de apoio

Denise Colomb
Fotógrafa francesa nascida a 1 de abril de 1902, em Paris, com o nome de batismo Denise Loeb, e falecida a 1 de janeiro de 2004 na sua casa na capital francesa.
Na sua infância, a partir dos sete anos, dedicou-se a estudar violoncelo no Conservatório de Música de Paris. Desistiu da música quando se viu incapaz de atuar perante uma plateia no concerto final do curso.
Quando tinha 22 anos, conheceu Gilbert Cahen, com quem casou dois anos mais tarde. Gilberto era engenheiro naval e, por isso, viajava bastante, sempre na companhia da mulher. Durante uma viagem à Indochina, entre 1935 e 1937, Denise descobriu a vocação para a fotografia.
Durante a Segunda Guerra Mundial adotou o pseudónimo Denise Colomb, que manteve sempre na sua atividade de fotógrafa. Para escapar aos invasores nazis, Denise Colomb e a família refugiaram-se no sul de França.
Só em finais da década de 40 optou por se dedicar por inteiro à profissão de fotógrafa, com a especialidade de fazer retratos. Em 1947 organizou a sua primeira exposição individual, que teve lugar em sua própria casa.
Em 1948 Denise viajou para as Antilhas naquela que foi a primeira de muitas viagens de trabalho, que a levaram, posteriormente, à Índia, a Isreal e a toda a Europa. Denise Colomb trabalhou como fotógrafa para diversas revistas e outras publicações.
Ao longo da sua carreira Denise Colomb fez retratos de artistas como a pintora portuguesa Vieira da Silva, Chagall, Picasso, Man Ray, Miró, Le Courbusier, Georges Braque, Alberto Giacometti e Max Ernst. Denise contactou com tantos pintores através do irmão, Pierre Loeb, um conceituado proprietário de galerias de arte em Paris que expunha muita arte surrealista. Denise Colomb foi também a fotógrafa que acompanhou a carreira de Antonin Artaud, um dos grandes nomes do teatro do século XX.
Em 1991, Denise Colomb doou os seus arquivos, cerca de 52 mil negativos e 2600 fotografias, à Missão Francesa do Património.
Quando festejou o centésimo aniversário, em abril de 2002, o sobrinho Albert Loeb, filho de Pierre Loeb, organizou uma exposição retrospetiva de Denise Colomb numa galeria de Paris.
Como referenciar: Denise Colomb in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-21 20:41:14]. Disponível na Internet: