derme

A derme é uma das camadas que formam a pele, situando-se imediatamente abaixo da epiderme.
A pele é formada por três camadas sobrepostas: epiderme, derme e hipoderme, sendo que vários autores consideram esta última camada como já não fazendo parte deste órgão.
A derme situa-se abaixo da camada mais superficial, a epiderme, sendo formada, essencialmente, por tecido conjuntivo. Funciona como estrutura de apoio da epiderme, conferindo resistência e elasticidade à pele.
Na sua constituição predominam as fibras elásticas e de colagénio, embebidas na substância fundamental, típica dos tecidos conjuntivos. Apresenta ainda uma grande quantidade de vasos sanguíneos e linfáticos, assim como abundantes terminações nervosas.
A espessura da derme é variável com a zona do corpo, sendo máxima na zona plantar do pé, onde atinge um valor médio de 3 mm.
A união da derme à camada situada acima caracteriza-se pela presença de pequenas expansões, em forma de vilosidades, as papilas dérmicas. Estas estruturas são formadas por tecido conjuntivo frouxo, intervindo no aumento da superfície de contacto entre as duas camadas da pele, logo, aumentando as forças de adesão entre ambas. As vilosidades apresentam maior densidade nas zonas onde a pela está sujeita a forças de atrito.
Abaixo da camada papilar, situa-se a denominada camada reticular. Esta zona da derme apresenta maior quantidade de fibras elásticas (formadas pela proteínas elastina) e uma densidade mais elevada. Embora de origem epidérmica, os folículos pilosos, as glândulas sebáceas, as glândulas sudorípara e as unhas, encontram-se em reentrâncias que penetram na derme, atingindo esta zona mais profunda.
A derme é uma zona do corpo onde existem inúmeras terminações nervosas, responsáveis pela receção de uma grande diversidade de estímulos provenientes do exterior. Podemos encontrar terminações nervosas livres, responsáveis pela sensação de dor e temperatura, bulbos ou terminações de Krause, responsáveis por sensações de tato e frio, corpúsculos de Vater-Pacini, que fornecem informações sobre pressão, corpúsculos de Meissner e corpúsculos de Ruffini, também envolvidos na sensação de tato. As terminações de Rufinni podem também estar ligadas à perceção da sensação de calor.
A derme funciona como o suporte nutritivo da epiderme, já que é a partir dos vasos sanguíneos situados nesta zona que, por difusão, é feita a nutrição das células epidérmicas.
Como referenciar: derme in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 17:41:55]. Disponível na Internet: