Desmidiáceas

Família de algas verdes (Clorófitas) da ordem das zignematales. As plantas desta família vivem especialmente nos pântanos turbos de água ácida e são consideradas das algas mais bonitas, podem assumir uma enorme variedade de formas. São na generalidade unicelulares e, por vezes, filamentosas ou coloniais. Em geral, são envolvidas por uma bainha mucilaginosa. Por vezes são luniformes, como acontece com o género Closterium, outras vezes são estranguladas em forma de biscoito, como as do género Cosmarium, ou ainda em forma de estrela, como o género Micrasterias. As paredes celulares, com poros, são constituídas por duas partes, envolvendo duas semicélulas que contêm muitos cloroplastos com pirenoides. O nicho central une-se na zona de ligação das duas semi-células que podem apresentar uma constrição. A divisão celular é precedida de mitose, a seguir à qual a célula se divide transversalmente originando duas metades celulares. Cada metade celular regenera, cada uma, uma célula.
A reprodução sexuada ocorre por conjugação de gâmetas ameboides e meiose zigótica. Certas Desmidiáceas podem reptar, para isso, emitem pelos poros da sua membrana fios gelatinosos, com a ajuda dos quais deslizam lentamente.
Como referenciar: Desmidiáceas in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 15:04:05]. Disponível na Internet: