despolarização

A despolarização consiste numa técnica usada em eletrónica usada para provocar o desaparecimento do hidrogénio que se forma durante o funcionamento de uma pilha elétrica no seu polo positivo.
A prevenção da polarização pode ser conseguida por diversos processos. O primeiro é realizado de forma mecânica, agitando o elétrodo ou introduzindo uma corrente de ar no líquido, o segundo método é um processo físico utilizando elétrodos rugosos recobertos, por exemplo, de platina esponjosa e finalmente o terceiro método é de natureza química e consegue-se combinando o hidrogénio formado com oxidantes, tais como o ácido nítrico, cromato de manganésio ou utilizando-se elétrodos diferentes em contacto com uma solução formada por um sal do metal de que são constituídos.
Neste último método, também é usual realizar a despolarização utilizando o óxido de magnésio (V) como despolarizante, colocando-o em volta do elétrodo de uma pilha de Leclanché para oxidar o hidrogénio libertado nesse elétrodo.
Como referenciar: Porto Editora – despolarização na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-20 16:36:45]. Disponível em