despolimerização

A despolimerização consiste na reversão de um polímero para o seu monómero, ou para um polímero de menor peso molecular. Esta reversão pode ocorrer quando o polímero se encontra exposto a temperaturas muito elevadas, a determinados produtos químicos ou à humidade.
Existem diversos processos químicos industriais que têm como objetivo recuperar os monómeros, por exemplo, dos plásticos, por despolimerização.
Outros processos ainda se encontram em fase de desenvolvimento. O processo de despolimerização deve possuir uma alta eficácia, isto é, produzir elevadas quantidades de monómeros com reduzidas perdas.
Muitos plásticos, devido à sua natureza química, são vantajosos para sofrerem o processo de despolimerização.
O polietileno teraftálico (PETE), certas poliamidas, como é o caso do nylon 6 e do nylon 66, e os poliuretanos podem ser eficientemente despolimerizados.
A síntese química resultante pode ser usada para produzir novos plásticos que são indistinguíveis dos polímeros iniciais.

Como referenciar: despolimerização in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-08 11:06:35]. Disponível na Internet: