detergente

Um detergente é uma substância ou mistura de substâncias que, quando em solução aquosa, se utiliza para lavagem de materiais ou tecidos.
Os detergentes podem conter como componente principal o sabão, substâncias tensioativas sintéticas e ou preparações enzimáticas que degradam quimicamente as gorduras e proteínas.
As substâncias tensioativas são compostos químicos orgânicos que diminuem a tensão superficial das soluções aquosas. As moléculas dos agentes tensioativos possuem componentes hidrófilos (que são atraídos pelas moléculas de água) e hidrófobos (que não exercem nenhuma força atrativa sobre a água).
Os detergentes à base de sabão contêm frequentemente agentes sequestrantes (carbonato de sódio ou fosfatos) para além de branqueadores químicos e outros aditivos.
Os detergentes sintéticos contêm, para além de substâncias tensioativas, que constituem cerca de 30-50% do total nos detergentes, polifosfatos que aumentam a eficácia da lavagem (nos detergentes para tecidos finos até 20% e nos detergentes para tecidos comuns de 10 a 40%), éteres da celulose (metil-celulose, tylose) que aumentam o poder de impermeabilização à solução de lavagem, silicatos solúveis, branqueadores químicos, branqueadores óticos, sulfato de sódio, que facilita a solubilização do detergente, e ainda, segundo as necessidades e aplicações, outros aditivos.
Como referenciar: detergente in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-12-01 15:39:45]. Disponível na Internet: