determinismo

Crença em que os acontecimentos ocorrem de uma maneira já fixada, num plano sobrenatural ou pelas leis da Natureza. É o princípio em que todos os fenómenos estão ligados uns aos outros, por meio de relações ou leis necessárias.
Determinismo é a doutrina segundo a qual tudo o que acontece tem uma causa. O conjunto do real é um sistema de causas e efeitos necessários, incluindo os factos que parecem ser consequência de liberdade e vontade própria. A explicação habitual desta ideia consiste em defender que para qualquer acontecimento existe um estado anterior que lhe está relacionado, de tal maneira que esse estado anterior não poderia, sem violar uma lei da Natureza, existir sem que existisse o acontecimento.
O determinismo vai buscar a sua justificação ao decurso causal da Natureza. Tudo o que acontece na Natureza acontece segundo leis necessárias, exclusivas da menor arbitrariedade. Assim, toda e qualquer ação é consequência necessária de uma série de causas físicas, fisiológicas, psicológicas, etc. O determinismo tem, então, sérias implicações na ideia do livre arbítrio.
Cada facto no Universo é inteiramente dirigido pela lei. A doutrina considera que todos os factos no universo físico e, portanto, também na história humana são absolutamente dependentes e condicionados pelas causas.
No sentido mais usual, determinismo significa a conceção do Universo em que todos os fenómenos ou acontecimentos estão de tal modo ligados uns com os outros que uma inteligência, capaz de conhecer todas as circunstâncias da evolução do Universo num certo momento, poderia prever qualquer acontecimento futuro.
Em epistemologia, designa uma relação necessária entre uma causa e o seu efeito, a causalidade que liga cada acontecimento a um outro, causalidade essa que o cientista pretende conhecer estabelecendo leis. Em todo o acontecimento pode-se atribuir causas e estas mesmas causas produzem rigorosamente os mesmos efeitos. Aplica-se antes de mais aos acontecimentos da Natureza e, enquanto necessidade cognoscível, opõe-se ao destino, uma lei cega que escapa ao Homem.

Como referenciar: determinismo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 20:08:08]. Disponível na Internet: