Deutscher Werkbund

O Deustscher Werkbund foi uma organização cultural alemã fundada em 1907 por um conjunto de artistas e de personalidades do meio industrial e produtivo, lideradas pelo arquiteto Muthesius, e motivadas pela consciência da necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais.
Pretendia enobrecer o trabalho artesão, relacionando-o com a arte e a indústria, incluindo a resolução do problema da qualidade da produção industrial, balizada entre a utilidade e a beleza.
Estas questões da relação entre o funcional e o emocional no objeto de consumo estavam já presentes no movimento Arts and Crafts que se desenvolveu em Inglaterra . O Deustscher Werkbund difere deste, no entanto, pela oposição à produção artesanal, preferindo a claramente o fabrico industrial. Integraram o Werkbund muitos dos mais importantes arquitetos e artistas contemporâneos, que estenderem a sua influência a toda a produção artística europeia. Alguns conceitos que integraram o pensamento do movimento moderno foram desenvolvidos neste contexto: tipificação, funcionalidade e relação entre produção e cultura. Foi marcante para a formação da nova geração de arquitetos alemães, como Walter Gropius, Mies van der Rohe e Taut, estabelecendo a ponte com a geração precedente: Van de Velde e Peter Behrens .
O Werkbund não foi um movimento cultural nem apresentou coerência. Pelo contrário, coexistiram sempre figuras diversas que manifestavam tendências estéticas por vezes antagónicas, derivadas de poéticas ora mais expressionistas ora mais racionalistas.
O Congresso de Colónia de 1914 condensa as discussões entre duas fações: a que apoiava a estandardização e a tipificação, centrada em torno da figura de Muthesius, e a que defendia a individualidade criadora e a liberdade do projeto, como Van de Velde.
O trabalho desta organização incluía várias manifestações, como publicações, congressos, concursos ou exposições, de que se destacam a exposição do Weissenhof em Estugarda, em 1927.
Em 1934 foi dissolvida pelo movimento Nazi.
Como referenciar: Deutscher Werkbund in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 14:58:40]. Disponível na Internet: