Dezanove de outubro de 1921

Esta foi a data em que se realizou uma revolução, chefiada pela Junta Revolucionária, composta pelo major Cortês dos Santos, pelos capitães-tenentes Serrão Machado e Procópio de Freitas, pelos capitães Camilo de Oliveira e Rosa Mateus, pelos coronéis Nobre da Veiga e Manuel Maria Coelho, pelo alferes Lopes Soares, pelo Dr. Jacinto Simões e por Afonso Macedo.
Esta revolução derrubou o governo do Dr. António Granjo, obtendo um tal apoio que iniciada a revolta pelo matutino sinal do cruzador São Gabriel e pelo do Vasco da Gama, ao início da tarde, já se encontrava em organização um novo governo. No entanto, aconteceu algo não previsto pelos promotores da rebelião: foi solto José Júlio da Costa, preso por ter assassinado Sidónio Pais, e à noite uma camioneta (a "Camioneta da Morte") com civis e outros elementos mal identificados levou à força de suas casas os capitães de fragata Carlos César Freitas da Silva e Carlos da Maia, o coronel Botelho de Vasconcelos, António Granjo, o almirante Machado Santos e o antigo chefe do gabinete da Marinha, dizendo que iriam ser presos no Arsenal da Marinha. Contudo, foram selvaticamente executados a tiro no dito Arsenal ou a caminho dele, sendo ao longo do país alvejados alguns dos membros do regime caído que foram reconhecidos.
Há diversas teorias, desde a de A. H. de Oliveira Marques, que crê terem sido interesses contrários à República como Espanha, a Igreja, elementos da direita e outros, à de alguns investigadores da época, que concluíram ter sido uma continuação do golpe de 21 de maio do mesmo ano protagonizado pela GNR, uma vez que este corpo policial se encontrava no local do assassínio e nada fez para o impedir.
A 23 de novembro de 1922 iniciou-se o julgamento daqueles que estiveram envolvidos nestes atos, sendo a sentença pronunciada a 1 de junho de 1923, castigando os culpados e ilibando a Junta Revolucionária.
Como referenciar: Dezanove de outubro de 1921 in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 17:09:03]. Disponível na Internet: