Dezembro

Décimo segundo mês no calendário gregoriano, era, porém, o décimo no antigo calendário romano de Rómulo, que só tinha dez meses (decembris de decimus mensis?).

Era um mês devotado a Saturno: enquanto se desenrolavam as Saturnais, festas em honra daquele deus, qualquer atividade ou trabalho era interdito. O mesmo se aplicava às guerras ou sentenças dos tribunais que teriam de ser interrompidas e adiadas para depois das festas.
Último mês do ano, anuncia a chegada do inverno - para as populações do hemisfério Norte o dia 21 ou 22 de dezembro é conhecido como o do solstício de inverno, assistindo-se à noite mais longa do ano - e proporciona uma das festas familiares mais queridas e tradicionais entre os cristãos: o Natal. Dezembro tem trinta e um dias.

Algumas personalidades nascidas neste mês:

A cantora canadiana Nelly Furtado, o compositor alemão Ludwig van Beethoven, o ator e encenador português António Feio, o cineasta português Paulo Rocha, o poeta português Pedro Tamen e o escritor norte-americano Nicholas Sparks.

Alguns provérbios alusivos ao mês:

- Nem em agosto caminhar, nem em dezembro marear
- Em dezembro descansar, em janeiro trabalhar
- dezembro com julho ao desafio traz janeiro frio
- outubro lavrar, novembro semear, dezembro nascer
Como referenciar: Dezembro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-10 11:16:51]. Disponível na Internet: