diacronia

Carácter dos fenómenos linguísticos considerados do ponto de vista da sua evolução no tempo, por oposição a sincronia. Diacronia e sincronia são conceitos operatórios tirados da linguística estrutural. A linguística atribui à estrutura da linguagem um carácter diacrónico e sincrónico.
Todas as línguas estão em contínua evolução e, se a maior parte de nós - sujeitos falantes - mal damos conta disso, é porque a evolução linguística é demasiado lenta para a nossa curta vida. Ferdinand de Saussure foi o primeiro a descobrir que, nas línguas, se distinguiam dois aspetos diferentes que de certo modo se completam e mutuamente se explicam: o funcionamento e a mudança. Quando observa a(s) língua(s), o linguista pode tomar duas atitudes: ou estuda o funcionamento da(s) língua(s) num dado momento histórico ou então as alterações que a(s) língua(s) sofre(m) através dos tempos. À primeira perspetiva damos o nome de sincronia e à segunda de diacronia.
A linguística sincrónica (também chamada estática ou descritiva) tem como objeto "a descrição de um estado de língua num dado ponto sobre o eixo do tempo, em função da sua estrutura própria e sem qualquer referência à sua evolução" (GILL, Harjeet - "Synchronie". In Linguistique, guide alphabétique, sob a direção de A. Martinet). Também pode descrever um determinado sistema linguístico, como as variedades locais e sociais de uma determinada língua. Abrange, portanto, a dialetologia (incluindo a dialetologia social) e a estilística.
A linguagem diacrónica, também denominada dinâmica ou histórica, tem como objeto o estudo das alterações sofridas por um determinado sistema linguístico duma época para outra.
Na linguagem histórica, a diacronia representa a evolução de certos elementos, de factos singulares; a sincronia encontra-se nos factos simultâneos, coexistentes, relativos a uma determinada época. Diacronia e sincronia encontram a sua plena significação nas noções de tempo histórico, de tipo sociocultural, tal como deduziu Braudel. O historiador considera todos os problemas humanos "porque a sincronia - o que coexiste, simultaneamente, num dado momento de tempo - implica, para ser compreendida e explicada, a diacronia - e reciprocamente."
Diacronia e sincronia são momentos dialéticos presentes em todo o tempo histórico; presentes, necessariamente, em toda a investigação.
Como referenciar: diacronia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:16:45]. Disponível na Internet: