Artigos de apoio

Dias da Cunha
Dirigente desportivo e empresário português, António Dias da Cunha nasceu em 1933, na província da Beira, em Moçambique.
Aos nove anos Dias da Cunha veio para Portugal, mas manteve-se sempre afetivamente ligado a Moçambique, onde posteriormente estabeleceu diversos negócios e deu apoio a instituições sociais.
Já em Lisboa, para onde foi viver, formou-se em Direito na Universidade Clássica.
Nos tempos de estudante universitário praticou sempre desporto, alternando entre o futebol, o andebol e o basquetebol. Acabou por optar definitivamente pelo râguebi, tendo participado em diversas edições do campeonato nacional da I Divisão.
Mais tarde, numa altura conturbada da vida do Sporting Clube de Portugal, fez-se sócio do clube a convite de Emídio Pinheiro, um antigo presidente da Assembleia-Geral. Ainda antes do 25 de abril de 1974 tornou-se amigo de José Roquette e, mais tarde, foi com ele para a direção do clube.
Apesar de não ser filiado em nenhum partido político, Dias da Cunha apareceu em diversos momentos ligado ao Partido Socialista tendo apoiado dirigentes como Mário Soares e Jorge Sampaio.
Em agosto de 2000, assumiu a presidência do Sporting Clube de Portugal e da Sociedade Gestora do Património do Sporting (SGPS), sucedendo a José Roquette, responsável pela transformação do clube numa Sociedade Anónima Desportiva (SAD). Até aí, Dias da Cunha tinha sempre acompanhado Roquette, ocupando cargos de responsabilidade no Sporting. O gestor chegou à presidência da coletividade lisboeta num período conturbado, já que havia divergências entre a SAD e o próprio clube quanto à forma de gerir o departamento de futebol. Dias da Cunha soube gerir bem a situação e fez com que a normalidade voltasse ao Sporting.
Sob a sua presidência arrancaram em finais de 2001 as obras do novo Estádio de Alvalade e o Sporting foi campeão de futebol na temporada 2001/2002.
Como referenciar: Dias da Cunha in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-16 16:24:21]. Disponível na Internet: