Dirk Geeraerts

Linguista e professor de linguística na Universidade de Leuven (Bélgica), Dirk Geeraerts nasceu em 1955. Licenciou-se em Línguas Germânicas - Neerlandês e Inglês e especializou-se em Linguística Teórica. Em 1981, completou o doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade de Leuven, com a dissertação Paradigm and paradox. An exploration into a paradigmatic theory of meaning and its epistemological background. Enquanto docente, Dirk Geeraerts repartiu, durante vários anos, a sua atividade entre a Bélgica e a Holanda.
Como linguista, Dirk Geeraerts ocupa-se de áreas como a semântica lexical. a lexicologia e a lexicografia aplicadas ao neerlandês, quer à sua variante falada na Bélgica, quer à sua variante falada na Holanda, sendo um dos editores do maior dicionário de neerlandês da atualidade.
Porém, o seu mais importante trabalho de investigação é dedicado à teorização e aplicação da Linguística Cognitiva, sendo autor de dezenas de artigos sobre a especialidade, e sendo, também, o fundador e o editor principal da revista Cognitive Linguistics, de renome internacional.
Como referenciar: Dirk Geeraerts in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-24 20:35:14]. Disponível na Internet: