dispersão populacional

Na Natureza, determinados indivíduos deslocam-se de uns locais para outros, modificando constantemente a distribuição da população. Esta mobilidade constitui a dispersão, sendo as suas possibilidades numerosas. Assim, nas plantas a dispersão tem um carácter geralmente passivo, sendo unicamente uma parte do indivíduo disseminada pelo vento, pela água, etc. Nos animais a dispersão é geralmente ativa, deslocando-se os indivíduos coletivamente pela marcha, pelo voo e pela natação.
Para que aconteça uma verdadeira mudança na distribuição da população, é preciso que depois da dispersão ou disseminação se forme uma colónia. A formação de colónias por uma população começa, geralmente, pela instalação de um indivíduo ou de alguns indivíduos, que em seguida se multiplicam, o que leva à formação de agregados coloniais. Assim ocorre uma extensão da população que se pode processar de uma maneira indefinida e gradual e que se denomina propagação. Pode também ocorrer de uma maneira precisa, entre dois ou mais pontos geograficamente bem definidos e mais ou menos afastados. É a migração. Conforme o modelo de migração, fala-se de emigração, imigração ou migração de ida e volta. A imigração em massa de uma população para uma nova região pode tornar-se numa invasão se esta população exercer efeitos prejudiciais sobre determinadas populações autóctones da região invadida.
A dispersão de uma população é limitada por numerosos fatores, como a água, a temperatura, a humidade, etc. A ação dos fatores limitantes pode manifestar-se numa determinada região pelo fracionamento da população inicial em subpopulações ou pequenas populações elementares. É no seio destas populações que se verifica a seleção natural entre os indivíduos melhor adaptados e os pior adaptados. A competição com as populações de outras espécies constitui também um travão e uma limitação importante à distribuição espacial das populações.
Como referenciar: dispersão populacional in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-04 14:45:39]. Disponível na Internet: