Ditadura do Proletariado

A ideologia marxista defendia que a superioridade numérica e a capacidade revolucionária do proletariado se deveria traduzir num esforço de organização de cariz revolucionário contra a burguesia, de modo a desalojá-la do poder e assim eliminar a economia capitalista e as suas diferenças e desigualdades sociais. Marx e a propaganda da I Internacional defendiam mesmo que o proletariado era a única classe social capaz de enquadrar e dirigir a revolução contra a burguesia capitalista. A luta de classes antagónicas - a burguesia e o proletariado, era a base de arranque dessa revolução, pois cada uma só existe existindo a outra, o que gera conflitualidade e antagonismos. A consciência de classe do proletariado deverá crescer, acreditava a propaganda comunista inspirada em Marx, paralelamente ao crescimento numérico e à consciência da força do próprio proletariado, o qual acompanha o desenvolvimento do próprio sistema capitalista. Aumentando em número, se ganha em força política e capacidade revolucionária, perde em termos de rendimentos e poder económico.
Sendo o produto do trabalho do operário (proletário) mais elevado do que o salário que recebe pelo que fez, defendia Marx que o capitalismo e a burguesia se apropriavam injustamente da diferença, aumentando o fosso social e económico entre a classe trabalhadora e o patronato, como escreveu no seu Capital (1867). Daí resulta a luta de classes, impulso para a construção do socialismo, através da revolução que deveria entregar o poder ao proletariado, o qual o deveria exercer de forma firme e intransigente (ditadura). Os operários deveriam pois apropriar-se dos meios e bens de produção e das suas mais-valias, que deveria reverter para benefício coletivo.
Uma das primeiras tentativas de impor um governo do povo operário foi a revolta da Comuna de Paris em 1871, que visava a instauração de uma república socialista. O seu fracasso (esmagada pelo governo francês) foi um duro golpe nas pretensões da Internacional operária de inspiração marxista. Ter-se-ia que esperar por 1917 e pela Revolução Soviética para se assistir à primeira tentativa bem sucedida de tomada do poder pelos operários e a ulterior imposição de um regime baseado na ditadura do proletariado defendida por Karl Marx e depois por Lenine, entre outros.
Como referenciar: Ditadura do Proletariado in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 09:46:37]. Disponível na Internet: