DivX

Propriedade da empresa DivX Networks Inc., o DivX é um codec de vídeo que oferece uma tecnologia de compressão de vídeo digital baseada na tecnologia MPEG-4.
Com o DivX é possível armazenar ficheiros de vídeo, como filmes, num espaço substancialmente menor, sem grandes perdas de qualidade.
Assim, recorrendo a este formato, o conteúdo de uma cassete de vídeo VHS pode ser reduzido a um centésimo do seu tamanho original, ou o conteúdo de um DVD pode ser armazenado em um décimo do espaço, tornando possível, por exemplo, guardar um filme em DVD que ocupe sete gigabytes num CD comum de 700 megabytes, sem contudo sacrificar significativamente a sua qualidade. Com o advento da Internet de banda larga, o DivX veio permitir aos utilizadores fazerem o download de filmes inteiros num espaço de tempo ainda menor do que aquele que é necessário para os visualizar.
Inicialmente disponível unicamente para ser utilizado em computadores, o codec DivX integra já vários modelos de leitores de DVD domésticos, permitindo assim a visualização de CDS de vídeo comprimido neste formato em qualquer televisão comum.
As primeiras versões deste codec remontam a 1999 e eram então meras modificações do formato MPEG-4 da Microsoft, feitas pelo hacker francês Jérôme Rota.
Criado originalmente para permitir a compressão de ficheiros ASF, o codec foi então alterado por Rota para permitir a compressão de ficheiros AVI.
Ciente do sucesso alcançado pela tecnologia que havia modificado, Jérôme Rota acabou por criar a empresa DivX Networks e passou a comercializar o DivX4, uma versão "limpa" da tecnologia registada da Microsoft, elaborado com base numa reconstrução legal da programação utilizada no MPEG-4.
Disponível na versão 5.2.1,em 2005, uma versão gratuita do DivX pode ser obtida para download a partir do site da empresa DivX Networks, em www.divX.com, e foi já transferido mais de 120 milhões de vezes, para computadores em todo mundo.
O pacote de software inclui um leitor de DivX próprio, também ele gratuito - o "DivX Player" - para quem preferir utilizar um programa otimizado para esta tecnologia, mas o codec é suportado pela esmagadora maioria dos softwares de reprodução de vídeo.
Como referenciar: DivX in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 15:05:02]. Disponível na Internet: