dólar australiano

O dólar australiano é a moeda oficial da Austrália e tem por símbolo $ ou A$ (para o distinguir dos outros dólares) e por código AUD. É divisível em 100 cêntimos e é emitido pela Banco da Reserva da Austrália.
Foram criadas moedas de 5, 10, 20 e 50 cêntimos e de 1 e 2 dólares, assim como notas de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares.
Todas a moedas, cunhadas pela Real Casa da Moeda Australiana, inicialmente ostentavam na face a efígie da rainha Isabel II de Inglaterra, mas depois foram substituídas por outras com representações da fauna local. As notas trazem na frente retratos da Rainha Isabel II, da soprano Nellie Melba, do militar, soldado e engenheiro John Monash, do inventor e escritor aborígene David Unaipon, da primeira deputada australiana, Edith Cowan, do reverendo John Flynn, fundador do primeiro serviço médico aéreo, de Mary Reibey, uma condenada que se tornou magnata e filantropa, dos poetas A.B. Paterson e Mary Gilmore e do Parlamento australiano. Em 1988, a Austrália foi a primeira nação do mundo a introduzir notas de polímero, ou seja essencialmente de plástico, um material muito mais resistente e seguro contra falsificações.
Com a chegada dos primeiros colonos em 1788, chegaram também à ilha diversas unidades monetárias internacionais, provenientes de Portugal, da Índia, de Espanha, da Holanda e da Grã-Bretanha. Ainda no século XVIII, a Austrália adotou o sistema monetário da Grã-Bretanha, ou seja as libras, como moeda corrente.
Em 1816, foram emitidas pelo Banco de Nova Gales do Sul as primeiras notas locais, pertencentes ao Fundo da Polícia.
Em 1829, foi dado início a uma vasta importação de moeda britânica, mas mesmo assim revelou-se insuficiente pelo que a partir de 1860 proliferaram as fichas produzidas na ilha que serviam de moeda de troca. Paralelamente, com a descoberta de ouro na Austrália, desde 1855 que era cunhada moeda no território.
A partir de 1901, data da independência da Austrália, o governo federal passou a ser o responsável pela emissão de dinheiro.
Em 1909, foi lançada a libra australiana, com valor equivalente à libra esterlina.
A 14 de fevereiro de 1966, a libra australiana foi substituída pelo dólar australiano. Cada libra valia dois dólares.
O dólar australiano é uma das moedas mais transacionadas no mundo, nomeadamente devido à estabilidade da divisa e do governo local, assim como pela sua forte presença no mercado asiático.
O dólar australiano também foi adotado como moeda oficial em Kiribati, Nauru, Tuvalu, Ilha Christmas, Ilha Cocos e Ilha de Norfolk.
Como referenciar: dólar australiano in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 22:52:31]. Disponível na Internet: