dólar de Hong Kong

O dólar de Hong Kong é a moeda oficial da região administrativa especial chinesa de Hong Kong e tem por símbolo $ ou HK$ (para se distinguir dos outros dólares) e por código HKD. O dólar de Hong Kong é divisível em 100 cêntimos e é emitido pela Autoridade Monetária de Hong Kong, que funciona como banco central.
Foram lançadas moedas de 10, 20 e 50 cêntimos e de 1, 2, 5 e 10 dólares, assim como notas de 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 dólares.
Enquanto Hong Kong se manteve sob soberania britânica, as moedas de dólar ostentavam a efígie da rainha Isabel II, mas começaram a ser substituídas por outras que traziam flores locais representadas. O mesmo se passou nas notas, onde surgiram imagens de leões, juncos chineses, vistas de Hong Kong (algumas das quais antigas) e dragões e outras figuras do folclore chinês. Quando Hong Kong se estabeleceu como um porto de comércio livre, em 1841, não tinha moeda própria e assim eram utilizadas divisas como a rupia indiana, os reais mexicanos e espanhóis, os wen chineses e as libras britânicas. Por volta de 1860, começaram a entrar no território as primeira notas. A partir de 1863, as únicas moedas licenciadas para circular eram as de dólares mexicanos, ou outros dólares.
A 2 de outubro de 1895, os britânicos introduziram o dólar de Hong Kong para fazer frente ao dólar mexicano, com o qual partilhava o valor. Só em 1937, é que o dólar de Hong Kong se afirmou como moeda única no território.
A 25 de dezembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão invadiu Hong Kong e impôs como moeda corrente o iene militar, conhecido gumpyo, que valia um quarto do dólar local. O gumpyo foi declarado a única moeda válida no território ocupado, mas a população continuou a usar dólares de Hong Kong, que valiam quatro vezes mais. Após a saída dos japoneses, a 16 de agosto de 1945, os gumpyo foram convertidos em dólares, à tabela de 100 para 1.
A 1 de julho de 1997, Hong Kong regressou à soberania da China, deixando o jugo britânico, mas o dólar local manteve-se como a moeda oficial desta região administrativa especial chinesa.
O dólar de Hong Kong é aceite em diversas regiões do sul da China, em Macau e em alguns locais de Singapura.
Como referenciar: dólar de Hong Kong in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-25 11:29:57]. Disponível na Internet: