Dolce & Gabbana

A marca de roupa Dolce & Gabbana foi criada pelos costureiros italianos Domenico Dolce, um siciliano nascido a 13 de agosto de 1958, e Stefano Gabbana, que veio ao mundo em Veneza a 14 de novembro de 1962.
Enquanto Domenico, na sua juventude, ajudava o pai na pequena firma de roupa que este dirigia, Stefano frequentava uma escola de arte. A dupla começou a trabalhar em conjunto em 1982, depois de se terem conhecido em Milão, onde trabalhavam num estúdio de moda como assistentes.
Em 1985, unidos pelo seu gosto comum pelo barroco, formaram a empresa Dolce & Gabbana que, nesse mesmo ano, apresentou a primeira coleção dedicada a mulheres, num show de novos talentos que teve lugar em Milão. No ano seguinte, lançaram para venda ao público a primeira coleção, mas o sucesso só apareceu dois anos mais tarde, em 1988, quando elaboraram um conjunto de vestuário inspirado num poster promocional da Sicília, onde aparecia uma rapariga vestida só com um xaile. Naquela imagem era dada predominância às curvas e sensualidade feminina e foi essa a tendência que Dolce e Gabbana seguiram fielmente ao longo da carreira. Graças às suas criações que misturam o estilo moderno com um mais retro, são considerados os melhores representantes da nova geração de estilistas italianos.
O duo começou a expandir as suas áreas de ação, criando linhas de vestuário de praia em 1989, roupa para homem em 1990, perfume de mulher em 1992, e de homem em 1994. Neste ano, lançou também uma coleção de decoração para casa e, em 1996, criou uma linha de jeans e outra de óculos.
A dupla já começara então a ver reconhecido o seu talento e, em 1991, ganhou o Prémio Woolmark, a que juntou, em 1993, o troféu de melhor perfume feminino do ano e, em 1995, o de melhor perfume masculino. Em 1996, o galardão francês Oscar des Parfums foi dado pela primeira vez a um perfume italiano, feito conseguido graças ao Dolce & Gabbana Pour Homme.
Em 1996, por ocasião do décimo aniversário da D&G, Domenico e Stefano editaram o livro Dez Anos de Dolce & Gabbana, com uma coleção das melhores imagens do seu trabalho. No ano seguinte, repetem a experiência editorial, ao lançarem Dolce & Gabbana Wilderness (Dolce & Gabbana Selvagem) , onde vinham as imagens das peças com motivos animais, um dos estilos mais conhecidos da dupla.
As roupas de Dolce & Gabbana são essencialmente sexy e boémias e contam entre as principais admiradoras com nomes como as atrizes Nicole Kidman, Gwyneth Paltrow, Susan Sarandon e Demi Moore, a ex-manequim e atriz Isabella Rossellini e as cantoras Tina Turner e Madonna, para quem desenharam o guarda-roupa da tournée Girlie Show, em 1993. Em 1999, deram continuidade a uma relação privilegiada com algumas das mais conceituadas artistas femininas e desenharam as roupas para a digressão da cantora norte-americana Whitney Houston.
Atualmente, a marca Dolce & Gabbana tem lojas em Itália, Japão e Hong Kong.
Como referenciar: Dolce & Gabbana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-24 20:45:35]. Disponível na Internet: