Dólmen Gigante de Locmariaquer

Situado na região de Locmariaquer, em Morbihan, a cerca de 60 quilómetros de Lorient, o menir decorado com gravuras assume-se como o maior megálito de toda a França. A tradição popular denomina-o "Men-er-Hroeg", Pedra da Fada.
Possuía um comprimento total de 20,5 metros e pesava cerca de 350 toneladas. Presentemente está partido em quatro fragmentos, que se encontram dispersos, estando um deles inclusive integrado na tampa de cobertura do dólmen de Mesa dos Mercadores e no de Er Vinglé, monumentos integrados na zona de Locmariaquer. Um outro fragmento, de grandes dimensões, foi localizado na tampa da sepultura dolménica de Gavrinis, em Larmor-Baden.
Foi provavelmente erguido durante o IV milénio a. C. Teria sido, segundo alguns autores, o centro de um vasto observatório destinado a prever os eclipses. Pode ser visto a partir de oito monumentos construídos em redor da baía de Quiberon, tornando-se ponto de mira para as populações neolíticas.
Este tipo de monumentos megalíticos (construídos com grandes pedras) marca, conjuntamente com os alinhamentos e os cromeleques, os elementos de tipo não funerário. Os dólmenes (ou antas) representam a componente funerária desta realidade construtiva, apelidada de megalitismo pré-histórico.
Como referenciar: Dólmen Gigante de Locmariaquer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 05:13:52]. Disponível na Internet: