Dominica

Geografia
Ilha das Caraíbas. Pertencente ao grupo das Pequenas Antilhas, possui uma área de 754 km2. Encontra-se situada entre as ilhas de Guadalupe, a norte, e de Martinica, a sul, sendo banhada na costa oriental pelo oceano Atlântico e na costa ocidental pelo mar das Caraíbas. As cidades mais importantes são Roseau, a capital, com 20 200 habitantes (2004), Portsmouth (3 600 hab.), Marigot (2 900 hab.), Atkinson (2 500 hab.) e Mahaut (2 400 hab.). A ilha é de origem vulcânica e é extremamente montanhosa.
Clima
O clima é tropical, moderado pelos ventos de NE, sendo a precipitação abundante ao longo de praticamente todo o ano.
Economia
Dominica é uma das nações mais pobres das Caraíbas. Esta situação fica a dever-se, em grande parte, ao número de furacões que assolam a região. Em 1979, por exemplo, um violento furacão devastou quase completamente a ilha. Cerca de 75% da população ficou desalojada e as exportações agrícolas desse ano foram totalmente destruídas.
Embora a economia nacional tenha recuperado na década de 1980, graças à ajuda dos EUA, do Reino Unido, do Canadá e das Nações Unidas, o rendimento per capita continua a ser muito baixo. A agricultura é o setor económico mais importante. As culturas dominantes são a banana, o inhame, a mandioca, o coco, a laranja e a canela. As exportações, especialmente para o Reino Unido, Jamaica e Itália, incluem a banana, o óleo-de-coco e os sumos de fruta. As importações são constituídas por produtos alimentares e metais que provêm quase exclusivamente dos EUA. A indústria extrativa resume-se à pedra-pomes e à cinza vulcânica. A indústria produz sabão à base de coco, óleo-de-copra, rum, vestuário, móveis, pinturas e caixas de cartão.
Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita, (toneladas métricas,1999) é de 1,1.
População
A população é de 68 910 habitantes (est. 2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 91,55 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 15,27%o e 6,73%o. A esperança média de vida é de 74,87 anos. O valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,776 e o valor do Índice de Desenvolvimento ajustado ao Género (IDG) não foi atribuído(2001). As principais etnias são a negra, com 91%, e a mestiça, com 6%. A religião com maior expressão é a católica. A língua oficial é o inglês, embora também seja falado o patois, um dialeto com origem na língua francesa.
História
A ótima posição geoestratégica da Dominica provocou vários conflitos entre a Grã-Bretanha e a França. Em 1805 os Franceses abandonaram a ilha com uma compensação inglesa de 12 000 libras. Em 1978 a ilha tornou-se membro independente da Commonwealth e criou a sua própria Constituição. Em 1981 a vida política do território foi abalada por dois golpes de Estado. Mas a estabilidade voltou e o país tornou-se numa república multipartidária em que o primeiro-ministro governa com uma assembleia legislativa.
Como referenciar: Porto Editora – Dominica na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-18 12:00:48]. Disponível em