Donald J. Carty

Executivo canadiano, Donald J. Carty nasceu em 1946, em Montreal, no Canadá.
Licenciou-se na Universidade de Queen's, em Kingston, Ontário, no Canadá, e na Escola Financeira de Harvard, nos Estados Unidos da América.
Posteriormente, foi trabalhar para a companhia aérea Air Canada e para a Canadian Pacific Railway, uma empresa de transportes ferroviários, tendo também sido funcionário da Celanese Canada. Após sete anos a trabalhar em companhias do seu país, mudou-se para os Estados Unidos da América, tendo integrado os quadros da American Airlines, a maior companhia aérea do mundo e subsidiária da AMR Corporation. Em março de 1985 saiu da empresa e regressou ao Canadá para passar a desempenhar as funções de presidente e diretor executivo da CP Air, uma companhia aérea canadiana. Mas, passados dois anos, regressou à American Airlines, desta vez como vice-presidente encarregue do planeamento estratégico.
Em 1989 chegou a vice-presidente executivo para as finanças e estratégia da AMR e da American Airlines, tendo supervisionado até 1995 uma série de matérias de planeamentos e de investimento.
Em março de 1995, Carty tornou-se presidente da AMR Airline Group e da American Airlines. Passou então a ser o principal executivo da empresa, tendo ficado responsável pelos elementos operacionais dos sistemas de voo domésticos e internacionais da American Airlines e da Americam Eagle.
Donald Carty tomou posse como presidente e diretor da AMR Corporation a 20 de maio de 1998. Esteve em funções perto de cinco anos até se demitir a 24 de abril de 2003, depois de ter sido envolvido num escândalo financeiro. Os sindicatos, que reclamavam aumentos de salários, descobriram que Carty e a sua equipa mantinham incógnita uma grande fortuna.
Entretanto, Carty manteve-se na direção das empresas Dell e Sears, Roebuck.
O executivo desempenhou ainda vários cargos em instituições escolares, como a Universidade Metodista do Sul, a Escola Financeira de Harvard, a Escola de Gestão Kellog e a Escola Financeira SMU Cox.
Tornou-se ainda membro da Conselho de Cidadão de Dallas, cidade norte-americana para onde foi viver quando deixou o Canadá.
Como referenciar: Porto Editora – Donald J. Carty na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-08-01 08:59:18]. Disponível em