dosímetro

Um dosímetro consiste num dispositivo ou instrumento para a mediação ou avaliação da dose absorvida durante uma exposição a radiações ionizantes ou para a determinação de qualquer outra grandeza radiológica. A medida pode ser levada a cabo através de diferentes métodos, recebendo o dosímetro, em cada caso, o nome do método segundo o qual atua, como, por exemplo, o de condensador (câmara de condensador utilizada como dosímetro), o de estado sólido (que se refere às variações apreciáveis de uma propriedade do sólido exposto), o de termoluminescência, o fotográfico (enegrecimento de emulsões fotográficas) e o químico.
Existe ainda o dosímetro de bolso e o dosímetro individual. No que diz respeito ao primeiro, este consiste num dosímetro individual, geralmente de condensador, dotado de uma pinça para fixação mais cómoda. Quanto ao segundo, este permite o cálculo da dose absorvida pelo portador.
Como referenciar: dosímetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 01:10:44]. Disponível na Internet: