Dubai

É a maior cidade dos Emiratos Árabes Unidos e capital do emirato com o mesmo nome. Começou por ser uma aldeia de pescadores e coletores de pérolas existente há séculos na baía de Dubai. A cidade moderna data de 1830 e tem uma área de 3885 km2.
Com o intuito de se aumentar o turismo, foi construída uma ilha artificial em forma de palmeira denominada Palm Island, projetando-se, para mais tarde, a construção de mais duas.
Funciona como um porto de escala e a maior parte dos seus recursos provém da zona franca Jebel Ali, onde se localiza o porto de Dubai, o décimo terceiro mais movimentado do mundo. Várias empresas multinacionais aí instaladas gozam de vantajosas isenções comerciais e fiscais.
A maior parte dos seus habitantes são originários de outros países, em especial do Sul da Ásia e das Filipinas. Embora o idioma oficial seja o árabe, o inglês é ensinado nas escolas e amplamente utilizado. A religião oficial é a islâmica.
Como referenciar: Dubai in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-27 04:43:01]. Disponível na Internet: