Dublin


Aspetos Geográficos

Dublin é a capital e a principal cidade irlandesa, albergando 952 700 habitantes (2004). O topónimo tem origem na sua antiga designação Baile Átha Cliath. Pertence à província de Leinster e situa-se na baía de Dublin. A baía corresponde a uma reentrância do mar da Irlanda. A cidade está situada numa planície que é percorrida pelo rio Liffey, próximo da sua foz.
O natural ou habitante de Dublin denomina-se dublinense.
História e Monumentos

No século IX foi fundada, na foz do rio, uma colónia de Vikings. Estes foram expulsos pelo rei inglês Henrique II, a que posteriormente transformou a cidade numa dependência da cidade inglesa de Bristol. Este controlo durou até meados do século XVI, quando o irlandês Thomas Fitzgerald tomou a cidade na sequência de uma rebelião. No final da Idade Média o território irlandês dominado pelos Ingleses era já muito reduzido e limitado a The Pale (A Paliçada), em redor de Dublin. Outras rebeliões irlandesas se seguiram, até à revolução de 1919, que terminou com a proclamação do Estado livre da Irlanda.
Os seus principais monumentos situam-se no casco antigo da cidade. É de sublinhar o Castelo de Dublin, a partir do qual se avista o rio. Corresponde a uma fortaleza cuja construção terminou no século XVI; a Catedral de Christ Church é protestante, foi construída em 1038 e situa-se próximo do castelo; a catedral gótica de São Patrício, padroeiro da Irlanda, foi fundada no século XII.

Aspetos Turísticos e Curiosidades

A cidade possui dez pontes sobre o Liffey, sendo a de O'Connel a mais importante. Esta ponte une as principais artérias da cidade. Em geral, a cidade possui amplas avenidas e praças. A parte moderna da cidade cresceu em torno do Castelo de Dublin. A área sul apresenta ruas estreitas e sinuosas. As áreas residenciais estão localizadas a noroeste. Os bairros mais ricos são o Rathmines e o Rathgar, onde vivem muitas personalidades famosas.
Relativamente a centros culturais, podemos destacar o Museu Nacional, onde se reúnem numerosas coleções de antiguidades irlandesas, e a Galeria Nacional, que encerra coleções de escultura e pintura de grande valor.
A cidade de Dublin foi designada Capital Europeia da Cultura para o ano de 1991.

Economia

Dublin é o principal porto do país e centro de comércio, que exporta sobretudo gado, produtos agrícolas e de produção local. É também o centro industrial do país. As suas indústrias são variadas, destacando-se a de produção de cerveja, as destilarias, a de equipamentos elétricos, a de equipamentos eletrónicos, a do calçado, a do vidro, a de medicamentos, a alimentar, a de construção naval, a da fundição e a de automóvel.
A cidade possui duas universidade - a Trinity College e a University College -, várias bibliotecas (da Universidade, Biblioteca da Real Sociedade e a Naciona)l e o Teatro Abbey.
Como referenciar: Dublin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 22:14:40]. Disponível na Internet: