Duque da Terceira

De seu nome António José de Sousa Manuel e Meneses Severim de Noronha, era nobre da mais alta estirpe portuguesa. Além de duque, foi também marquês da Terceira (títulos concedidos por mérito próprio) e conde de Vila Flor (título que herdou). Nasceu em 1792 e morreu em 1860.
Destacou-se como chefe militar ao serviço da causa de D. Pedro, nas Lutas Liberais, embora tivesse já participado na Guerra Peninsular. Com o exército liberal, esteve exilado e regressou depois ao País para se tornar uma figura central, primeiro, do triunfo sobre os miguelistas, participando numa série de acontecimentos decisivos (como a Batalha da Praia da Vitória, a Batalha de Asseiceira e a marcha sobre Lisboa), depois, cumulado de honras e doações, do novo regime, em que ocupou os mais altos cargos da administração do reino, cumprindo diversas missões diplomáticas e sendo várias vezes nomeado presidente do Conselho de Ministros. Nem sempre teve sucesso nos seus intentos, porém, como comprova o desfecho da chamada Revolta dos Marechais.
Como referenciar: Porto Editora – Duque da Terceira na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-07-31 20:00:05]. Disponível em