Eduardo Ismael dos Santos Andrea

Professor e astrónomo português, Eduardo Ismael dos Santos Andrea nasceu a 10 de novembro de 1879, em Lisboa.
Filho de um oficial da Armada e professor de Astronomia da Escola Naval, Eduardo Andrea, querendo seguir a carreira do pai, foi impossibilitado de o fazer por causa da sua acentuada miopia.
Então, licenciou-se em Matemática pela Escola Politécnica e tornou-se aluno astrónomo do Observatório Astronómico de Lisboa. Entre 1901 e 1931, lecionou em vários estabelecimentos de ensino: no Liceu Nacional de Bragança, no Liceu de Vila Real, no Liceu Central de Lisboa (atual Liceu Pedro Nunes) e no Liceu Camões, onde se manteve até aos últimos dias da sua vida. Em 1911, foi também designado professor de Matemática, de Cálculo Infinitesimal e de Análise Superior da Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo apresentado a tese Análise de Algumas Hipóteses Cosmogónicas. Um ano depois, assumiu a regência da disciplina de Metodologia Geral das Ciências Matemáticas, na Escola Normal Superior de Lisboa, tomando posse da direção da Escola, em 1930. O docente dirigiu ainda o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências de Lisboa, devendo-se-lhe a criação dos cursos de Aperfeiçoamento de Astronomia e de Engenheiros Geógrafos.
Publicou manuais de Álgebra, Aritmética e de Geometria e vários trabalhos de investigação. Colaborou com diversos jornais e revistas da especialidade.
Eduardo Ismael dos Santos Andrea faleceu a 15 de fevereiro de 1937, em Lisboa.
Como referenciar: Porto Editora – Eduardo Ismael dos Santos Andrea na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-27 22:35:51]. Disponível em