educação ambiental

Ciência que estuda o ambiente no seu conjunto, num dado momento, tendo em conta os dados físicos, químicos, biológicos e os fatores sociais capazes de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a longo prazo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Um dos objetivos da educação ambiental é a educação da população humana para um desenvolvimento sustentável, ou seja, consciencializar a população para o ambiente e os seus problemas, fornecendo conhecimentos e competências que possibilitam a sua intervenção no sentido da melhoria da qualidade do ambiente.
Os principais objetivos e princípios da educação ambiental foram pela primeira vez definidos na Carta de Belgrado, um documento produzido no colóquio "Educação Relativa ao Ambiente", promovido pela UNESCO e pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente, em 1975, em Belgrado.
Como referenciar: educação ambiental in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-26 11:31:30]. Disponível na Internet: