Edward Van Beneden

Embriologista e citologista belga, nascido em 1846 e falecido em 1910, de nome completo Edward Joseph Louis Marie Van Beneden, é muito conhecido pelas suas descobertas relativas à fertilização entre os espermatozoides e os óvulos. Durante os primeiros anos trabalhou com o seu pai na Universidade Católica de Lausana, onde se tornou notado pelo seu trabalho sobre protozoários, nematodes e outros grupos de pequenos animais.
Em 1883, publicou uma série de artigos sobre os ovos da Ascaris megalocephata, uma lombriga que parasita os estômagos do cavalo. Nesses artigos desmonstrava que a fertilização consiste, essencialmente, na união de duas células haploides, uma masculina, o espermatozoide, e uma feminina, o óvulo.
Demonstrou com os seus trabalhos, utilizando a Ascaris, que o ovo fecundado provém em partes iguais de espermatozoide e do óvulo. Descobriu, com os mesmos trabalhos, o princípio da meiose.
Como referenciar: Porto Editora – Edward Van Beneden na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-27 09:22:50]. Disponível em