Elaine Page

Atriz e cantora inglesa, de seu nome verdadeiro Elaine Bickerstaff, nasceu a 5 de março de 1948 em Barnet. Frequentou a escola dramática Aida Foster e começou a sua carreira no musical de Anthony Newley e Leslie Bricusse intitulado The Roar of the Greasepaint, the Smell of the Crowd, que fez uma tournée pelo Reino Unido em 1964. Participou depois em Roar Like a Dove (1965), no Teatro Alexandra, em Birmingham. A sua estreia no West End foi com o famoso musical Hair, em 1968. Seguem-se Maybe That's Your Problem (1971) e Rock Carmen (1972), no Roundhouse, em Londres. Em 1973, entrou no musical de ópera rock Jesus Christ Superstar e, no ano seguinte, interpretou o papel de Sandy em Grease. Em 1978, foi escolhida por Hal Prince para dar vida a Eva Peron na peça Evita, de Andrew Lloyd Webber. No mesmo ano, estreou-se no cinema num pequeno papel na comédia Adventures of a Plumber's Mate, de Stanley A. Long, e experimentou a televisão no telefilme dramático The One and Only Phyllis Dixey.Em 1981, encarnou a personagem de Grizabella no mítico musical Cats, de Andrew Lloyd Webber, na sua produção original londrina, tendo por isso sido a primeira atriz a interpretar o famoso tema musical "Memory". Outros dos seus musicais mais conhecidos são Abbacadabra (1983), com letras de Tim Rice e música de Bjorn Ulvaeus, um dos membros do grupo musical Abba, e Chess (1986).
Voltou a fazer uma incursão na televisão com o musical A Night on the Town (1983) e, em 1985, entra em Lyrics by Tim Rice, onde interpreta algumas músicas que a tornaram famosa, como "Don't Cry for me Argentina" e "I Know Him so Well".
Em 1989, protagonizou Anything Goes, no West End, dirigido por Jerry Zaks, pelo qual foi nomeada para o prémio Oliver para a Melhor Atriz de Musical. Em 1993, a sua atuação como Edith Piaf no musical de Pam Gems Piaf foi aclamada pela crítica e pelo público, valendo-lhe nova nomeação para o Oliver de Melhor Atriz em Musical.
Em 1995, foi homenageada com o título de Oficial da Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à arte dramática. Em 1998, reviveu a sua personagem de Cats no telefilme e no vídeo com o mesmo nome, o último dos quais fez um sucesso estrondoso e foi considerado o vídeo musical mais vendido em Inglaterra e nos Estados Unidos.
Como referenciar: Elaine Page in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-24 06:06:55]. Disponível na Internet: