Eleanor Roosevelt

Ativista social norte-americana, Anna Eleanor Roosevelt nasceu a 11 de outubro de 1884, em Nova Iorque, e morreu a 7 de novembro de 1962, na mesma cidade. Proveniente de uma abastada família com ascendência holandesa, era sobrinha do presidente norte-americano Theodor Roosevelt.
Aos oito anos perdeu a mãe e aos dez o pai, pelo que foi morar com a avó materna. Aos 15 anos foi estudar para um colégio interno em Inglaterra e quando regressou a Nova Iorque fez diversos trabalhos de assistência social.
Em 1905, casou com um primo afastado, Franklin D. Roosevelt, que mais tarde, entre 1933 e 1945, viria a ser presidente dos Estados Unidos da América. Quando, em 1918, Eleanor descobriu que o marido tinha uma relação extra-conjugal resolveu deixar a vida de dona de casa e seguir uma carreira. Envolveu-se na Liga das Mulheres Votantes e num sindicato feminino.
A partir de 1921 começou a trabalhar a nível político para o seu marido, que sofria de poliomielite, e participava assiduamente nas atividades do Partido Democrático. Manteve, assim, viva a carreira do marido, que em 1932 foi eleito para a presidência dos Estados Unidos. Eleanor ficou como assistente do marido e tornou-se uma pessoa muito influente na administração do presidente.
A Grande Depressão que assolou os Estados Unidos nos anos 30 levou a que Eleanor multiplicasse as suas preocupações sociais. Apoiou, nomeadamente, programas de criação de emprego para jovens. Ajudou ainda a promover a igualdade racial na sociedade norte-americana.
Durante a Segunda Guerra Mundial visitou soldados americanos por todo o mundo e lutou pelo fim da discriminação racial no exército.
Após a morte do marido em 1945, fundou um grupo liberal chamado Americanos pela Ação Democrática dentro do próprio Partido Democrático. Ao mesmo tempo, Eleanor era delegado dos Estados Unidos da América nas Nações Unidas, cargo que exerceu entre 1945 e 1953, período durante o qual contribuiu para a elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Como referenciar: Eleanor Roosevelt in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-11-20 11:19:42]. Disponível na Internet: