Electronic Arts (EA)

Empresa americana dedicada ao desenvolvimento e comercialização de jogos de vídeo, fundada em 1982 na cidade de San Mateo, Califórnia, pelo então diretor de marketing e estratégia da Apple Computers, William M. 'Trip' Hawkins III.
Originalmente designada Amazin' Software, a empresa adotou o nome de Electronic Arts ainda antes do final do seu primeiro ano de atividade, numa aproximação à política que desde o início mantém de tratar os programadores como verdadeiros artistas.
Empresa líder no seu setor, a EA começou por desenvolver jogos apenas para o mercado dos computadores domésticos, expandindo-se para as consolas a partir do início da década de 1990.
Atualmente produz títulos para sistemas tão diferentes como a PlayStation 2, PlayStation 3, PSP (PlayStation Portable), Xbox e Xbox 360, Nintendo GameCube, Game Boy Advance e Nintendo DS, assim como para computadores pessoais e até telefones celulares.
Em 2006 era já responsável por 27 jogos que ultrapassaram a marca de um milhão de unidades vendidas, entre os quais figuram nomes como Need for Speed, Madden NFL Football, The Sims, "FIFA", "NBA Live", "Tiger Woods Pga Tour", e "Lord of the Rings".
Como referenciar: Porto Editora – Electronic Arts (EA) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 12:33:37]. Disponível em