elemento químico

Um elemento químico é um constituinte fundamental da matéria que não pode decompor-se em substâncias mais simples por métodos químicos. Atualmente o número de elementos químicos conhecidos é de 118. Estes encontram-se classificados na Tabela Periódica dos elementos.

Dos 118 elementos conhecidos, 95 ocorrem na Natureza. Os elementos com número atómico superior a 95 são sintetizados em aceleradores de partículas. Existem 81 elementos estáveis, sendo todos os outros radioativos.

Os elementos são classificados como metálicos, não-metálicos ou metaloides, dependendo da combinação das suas propriedades físicas e químicas. Do número total de elementos, cerca de 75% são metálicos.

À temperatura normal, a maior parte dos elementos químicos são sólidos, alguns gasosos e dois (mercúrio e bromo ) líquidos.

Num elemento químico todos os átomos possuem o mesmo número de protões e de eletrões, apesar de o número de neutrões poder variar.


Como referenciar: elemento químico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-18 14:04:34]. Disponível na Internet: