eletroencefalograma

O eletroencefalograma é o registo das ondas rítmicas provocadas por uma alteração do potencial elétrico que ocorre principalmente no córtex cerebral do encéfalo dos vertebrados. O mecanismo que permite obter este registo é um eletroencefalógrafo, um aparelho que permite medir a atividade elétrica cerebral, através da aplicação de diversos sensores na zona ex-terna da caixa craniana, sobre o couro cabeludo.
A análise do traçado do eletroencefalograma permite observar uma série de padrões cíclicos, sob a forma de ondas. A amplitude e frequência destas ondas são proporcionais aos potenciais elétricos gerados no cérebro, pela propagação do impulso nervoso.
A comparação do traçado de um indivíduo com o padrão normal permite a deteção de diversas anomalias do funcionamento e estrutura cerebral, como, por exemplo, tumores ou epilepsia.

Como referenciar: eletroencefalograma in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-21 09:27:25]. Disponível na Internet: