eletroquímica

A eletroquímica é a parte da ciência que trata da relação entre correntes elétricas e reações químicas e da transformação de energia química em elétrica e vice-versa. No seu sentido mais amplo, a eletroquímica define-se como sendo o estudo das reações químicas que produzem efeitos elétricos e do fenómeno químico causado pela ação de correntes elétricas.
A eletroquímica estuda as pilhas e baterias no sentido de conhecer as suas características, os seus componentes, os sistemas de baterias, os acabamentos metálicos e o processamento metálico. É possível a transformação de energia elétrica em energia química por meio de reações designadas de eletrólises. A eletrólise da água é um dos exemplos mais conhecidos.
O processo inverso, isto é, a transformação de energia química em energia elétrica, ocorre nas pilhas, células galvânicas e acumuladores.

Como referenciar: eletroquímica in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 01:06:37]. Disponível na Internet: