Elijah Wood

Ator norte-americano, Elijah Jordan Wood nasceu a 28 de janeiro de 1981, em Cedar Rapids, no Iowa. Tem dois irmãos, Zach e Hannah.
Iniciou a carreira como modelo em anúncios publicitários, aos sete anos de idade, influenciado pela sua mãe.
Durante a participação numa convenção internacional de talentos, em Los Angeles, o agente Gary Scalzo gostou da sua presença e energia no palco e aconselhou a família a mudar-se para Los Angeles para que Elijah pudesse ir a audições para filmes. Pouco tempo depois da mudança, em 1988, Elijah participou no vídeo musical de Paula Abdul, Forever Young Girl.
O seu primeiro papel numa longa-metragem foi uma pequena participação no filme de Robert Zemeckis, Back To The Future II (Regresso Ao Futuro II, 1989), onde contracenou com Michael J. Fox e Elisabeth Shue. No ano seguinte, entrou em Internal Affairs (Ligações Sujas), de Mike Figgis, um thriller com Richard Gere e Andy Garcia. Contudo, foi no mesmo ano, em Avalon, de Barry Levinson, que começou a surgir como uma estrela em ascensão aos olhos da crítica.
A sua primeira interpretação de relevo surgiu em Paradise (1991), onde interpreta um jovem que ajuda a unir um estranho casal - representado por Melanie Griffith e Don Jonhson -, papel que lhe proporciona excelentes críticas.
O seu filme seguinte foi realizado por Steve Miner, Forever Young (Eternamente Jovem, 1992), uma fita de aventura e romance, onde faz de Nat Cooper, filho de Claire (Jamie Lee Curtis), que um dia, juntamente com os amigos, descobre uma cápsula com um homem congelado há décadas atrás. Esse homem é o capitão Daniel McCormick (Mel Gibson) e Nat vai ajudá-lo a perceber o que se passou.
Interpreta Huck Finn em The Adventures of Huck Finn (1993) e contracenou depois com Macaulay Culkin em The Good Son (O Bom Filho, 1993), um fiasco de bilheteira.
Em 1997, entrou no filme do realizador chinês Ang Lee, The Ice Storm (Tempestade de Gelo), um interessante estudo sobre as relações familiares nos anos 70, muito bem acolhido pela crítica e pelo público. Elijah tem uma representação notável como jovem adolescente um pouco confuso e inseguro, contracenando com um elenco de luxo: Kevin Klline, Joan Allen, Christina Ricci e Sigourney Weaver.
Durante as filmagens de The Faculty (Mistério na Faculdade, 1998), um filme de terror de Robert Rodriguez, Elijah tomou conhecimento de audiências para o megafilme, em forma de trilogia, de Peter Jackson, The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis), adaptação da obra homónima de J. R. R. Tolkien. Elijah compreendeu que tinha ali uma oportunidade única de representar o papel da sua vida e de participar numa obra imensa, ainda para mais sendo um apreciador incondicional de toda a obra de Tolkien. Assim, filmou uma cassete a interpretar o papel de Frodo e enviou-a ao realizador. Passados alguns meses, soube que tinha sido escolhido para o papel que constituiu o ponto alto da sua carreira. As filmagens da trilogia na Nova Zelândia ocuparam-no durante três anos: The Fellowship of the Ring (A Irmandade do Anel, 2001), The Two Towers (As Duas Torres, 2002) e The Return of the King (O Regresso do Rei, 2003). Elijah teve a oportunidade de contracenar com atores de grande craveira, como Ian McKellen, Cate Blanchett, Liv Tyler, Christopher Lee e Viggo Mortensen.
Em 2004, participou no filme de fantasia de Michel Gondry, ao lado de Jim Carrey e Kate Winslet, Eternal Sunshine of the Spotless Mind (O Despertar da Mente).
Como referenciar: Elijah Wood in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 09:15:49]. Disponível na Internet: